Implicações da pandemia COVID-19 na gestão de recursos humanos e nos trabalhadores do setor da Alimentação Coletiva: o caso do Brasil

Neste estudo analisar-se-á que mudanças a pandemia COVID-19 trouxe às práticas de Gestão de Recursos Humanos (GRH) no setor de Alimentação Coletiva em Portugal e no Brasil, e como afetou os trabalhadores do setor, na tentativa de encontrar respostas para a pergunta de partida: de que forma as mudanças trazidas pelo COVID-19 nas práticas de GRH influenciam as relações dos trabalhadores com a organização e com o trabalho no setor de Alimentação Coletiva?. Assim este estudo possui como objetivo principal: compreender o impacto da pandemia COVID -19 e a influência nas práticas de gestão de recursos humanos e nos trabalhadores do setor de Alimentação Coletiva no Brasil. Inicialmente será conduzido um estudo exploratório transversal, através de entrevistas com representantes de associação patronal e entidades sindicais, no Brasil. A investigação se completará com um estudo quantitativo, onde será investigado o cenário da GRH no setor da Alimentação Coletiva no contexto da Pandemia COVID-19, e como esta situação afeta os trabalhadores deste setor, no Brasil. Esta investigação está estruturada em estudos realizados em diferentes momentos estratégicos no decorrer de 2-3 anos com público alvo específico, com o objetivo de caracterizar as principais mudanças do setor face ao contexto da pandemia COVID-19, na perspectiva de diferentes stakeholders. Posteriormente será realizado uma comparação de dados e análises dos estudos conduzidos no Brasil e Portugal.

Objetivo Geral: Compreender o impacto da pandemia COVID-19 nas práticas de GRH e nos trabalhadores do setor de Alimentação Coletiva no Brasil.

Insituições Parceiras: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/Universidade de Lisboa) e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Período de Vigência: 04/2022 a 03/2024

Habilitação Discente: Poderão participar deste projeto discentes dos cursos de Gastronomia e Nutrição.

Coordenador(a):

Maria da Conceição Pereira da Fonseca

Equipe:

1. Profa. Maria da Conceição P. Fonseca - Doutora, DCA/ENUFBA/UFBA - Coordenador

2. Profa. Iracema Santos Veloso - Doutora, DCA/ENUFBA/UFBA - Coordenador;

3. Profa. Celina Maria Pereira Alonso - Mestre, DCA/ENUFBA/UFBA - pesquisador

4. Profa. Jeane dos Santos Ferreira - doutora (professor substituto e membro do GPERU), DCA/ENUFBA/UFBA - pesquisador;

5. Profa. Drª. Sónia Pedroso Gonçalves - doutora, Professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/Universidade de Lisboa) e pesquisadora em Portugal;

6. Profa. Catarina do Vale Brandão - Professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pesquisadora em Portugal