Esta pesquisa é experimental, do tipo ensaio clínico randomizado, com homens e mulheres hipertensos controlados (pressão sanguínea sistólica > 140 mmHg e/ou pressão diastólica > 90 mmHg), com diagnóstico comprovado, adultos, maiores que 20 anos, que não seguem dieta há 6 meses. Os critérios de não inclusão da pesquisa serão: usuários com alguma condição neuro cognitiva ou com transtorno mental (definida pelo seu histórico clínico ou na investigação clínica), mulheres grávidas, lactantes; usuários com insuficiência hepática, prévio histórico de encefalopatia ou anasarca; insuficiência renal, com indicação de diálise, insuficiência cardíaca congestiva grave, prévio transplante de órgãos, gastroplastia, expectativa de vida com menos de 6 meses (ex. aquelas com metástase maligna), usuário de cadeira de rodas e com dificuldade de receber dieta oral. Os pacientes selecionados serão randomizados e alocados em 2 grupos: Grupo Intervenção (Alimentação Cardioprotetora - 300 pacientes) e Grupo Controle (Orientação Nutricional Tradicional - 300 participantes). A pesquisa será realizada no município de Salvador-BA, entre as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBS), distribuídas pelos 12 Distritos Sanitários do município, que organiza a gestão e planejamento, monitoramento e avaliação das ações em territórios de saúde, nas quais as unidades estão localizadas. Os usuários serão acompanhados durante 17 meses (julho de 2021 à dezembro de 2022) e como esta intervenção não ocasiona prejuízos no seu seguimento não haverá descontinuação nem modificação da alocação de grupo por nenhum participante. Os desfechos primários serão os valores da pressão sistólica e diastólica e os desfechos secundários, IMC, CC, CT, LDL-C, TGL, HDL-C, hemoglobina glicada e glicemia de jejum.
Objetivo Geral: Verificar se a intervenção dietoterápica com a Alimentação Cardioprotetora foi efetiva na redução da pressão arterial de usuários hipertensos acompanhados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Salvador/Bahia.
Instituições Parceiras: Núcleo de Pesquisa e Extensão em Genômica Nutricional e Disfunções Metabólicas (GENUT)/UNEB; Grupo de Pesquisa Micropolítica do Cuidado e Formação em Saúde (UNEB) Universidade Federal da Bahia (UFBA); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Centro Universitário UniFTC; Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Período de Vigência: 12/2020 a 09/12/2022
Financiamento: CNPq
Coordenação: Edilene Maria Queiroz Araujo (UNEB)
Membro responsável na ENUFBA: Viviane Sahade Souza