Estágio

APRESENTAÇÃO

Estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho e abrange experiências laborais em instituições, empresas e outras entidades com realização de atividades pertinentes ao objetivo do curso, podendo ser obrigatório e não obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares.

As atividades de estágio na ENUFBA são regidas pela Lei nº 11.788/2008, pelas resoluções do Conselho Nacional de Educação, pelo PPC do curso de Nutrição e de Gastronomia, pela Instrução Normativa 02/2012 ENUFBA , Regulamento de estágios extracurriculares da ENUFBA  e pela Resolução Escola de Nutrição / UFBA nº 001/2018. O estágio deverá ser acompanhado por professor-orientador da unidade de ensino e por supervisor da parte concedente. No caso do curso de Nutrição o supervisor tem que ser um nutricionista devidamente inscrito no conselho de classe.

 

 

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Estágio obrigatório é aquele definido como tal no Projeto Pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma ((§ 1º do art. 2º da Lei nº 11.788/2008).  

No curso de Gastronomia os estágios estão alocados no último semestre do curso , abarcando cinco componentes curriculares, totalizando 340 horas. São os seguintes componentes:

  • Estágio I- Gastronomia Básica – NUTA37
  • Estágio II-  Bebidas- NUTA43
  • Estágio III-  Panificação e Confeitaria- NUTA47
  • Estágio IV-  Gastronomia Brasileira –NUTA51
  • Estágio V- Gastronomia Internacional – NUTA52

 

O processo administrativo inicia 90 dias antes da matricula  nos componentes curriculares e os estagiários necessitam realizar todo protocolo administrativo de cada unidade de estágio.

 

 

ESTÁGIOS  NÃO OBRIGATÓRIOS

Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, que pode posteriormente ser aproveitado no limite de horas como atividade complementar. As oportunidades são captadas pelo próprio aluno diretamente com o provedor do estágio ou via agentes de integração conveniados a UFBA ( IEL, CIEE, A3 consultoria empresarial, Anima, Connect RH, Animaserv, entre outros ).

Após captação do estágio o discente necessita seguir o protocolo para assinatura do termo de compromisso de estágio. O discente só pode iniciar as atividades de estágio após ter o termo de compromisso assinado por todas as partes envolvidas no processo.

 

COMO REGULARIZAR ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO: EM BREVE

Share/Save