Plantas Alimentícias Não Convencionais (conhecidas como PANC) são vegetais ou partes como folhas, frutos, flores, rizomas e sementes com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, não consumidas em larga escala ou utilizadas apenas em determinada região. PANC são conhecidas como conjunto de vegetais que são passíveis do consumo humano, essas plantas têm se mostrado uma alternativa importante para uma alimentação mais equilibrada, saudável e sustentável uma vez que são fontes de micro e macronutrientes, além de apresentarem concentrações de compostos bioativos e potencial antioxidante de interesse para os organismos e por essas razões se tornam um campo de estudo de interesse para diversas áreas. O desenvolvimento de novos produtos alimentícios utilizando esses frutos como matérias primas é uma alternativa para o consumo das PANC, uma vez que estas não possuem ingestão difundida o que proporciona novas oportunidades de mercado ainda pouco exploradas pelas indústrias e pela população.
Objetivo Geral: Caracterização nutricional, bioativa e antioxidante de fontes alimentícias alternativas para aplicação como matéria prima no desenvolvimento de novos produtos.
Instituições Parceiras: Universidade Federal de Pelotas,Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal do Rio Grande e Universidade Federal de Minas Gerais
Período de Vigência: 05/2021 a 05/2023
Habilitação Discente: Poderão participar deste projeto discentes dos cursos de Gastronomia e Nutrição.