Instrumentos e estratégias de rastreio de transtornos alimentares entre usuários da Atenção Primária de Saúde: uma revisão de escopo seguida de uma revisão sistemática de acurácia de diagnóstico

Transtornos alimentares (TA) são condições mentais caracterizadas por comportamento alimentar disfuncional que prejudicam o funcionamento psicossocial e físico e são frequentes na adolescência e mulheres jovens. Com o retardo no diagnóstico, a sintomatologia pode prolongar intenso sofrimento psíquico e imprimir risco de morbidade e mortalidade. Sugere-se existir subnotificação da doença, mas a taxa de suicídio é cerca de 26%, com incremento considerável nos últimos anos. O diagnóstico é difícil devido a vários comportamentos disfuncionais serem socialmente aceitos, então é importante que rastreio seja realizado por equipes multidisciplinares e com ferramentas validadas. Assim, destaca-se a APS como potencial espaço de assumir no território o rastreio de pessoas com risco de TA, visto que sua rotina inclui o monitoramento de indicadores antropométricos e consumo alimentar. Significativas oscilações de peso e/ou adoção de comportamentos de risco em potencial seriam possíveis de identificar, favorecendo encaminhamento oportuno para a atenção especializada. Esta proposta responderá duas questões: Em crianças, adolescentes e adultos, quais instrumentos e estratégias metodológicas para rastreio de TA estão sendo utilizadas na APS? e adicionalmente Qual é a acurácia diagnóstica das ferramentas de rastreio de TA comparada com entrevista clínica diagnóstica ou um questionário diagnóstico em adolescentes e adultos usuários da APS?. A identificação precoce de comportamentos transtornados da alimentação pode diminuir o risco de agravamento da patologia bem como o comprometimento da saúde a longo prazo. Revisão de escopo e sistemática são propostas para auxiliar na compreensão do fenômeno e seguirão as diretrizes do PRISMA e Joanna Briggs Institute para o protocolo e relato das revisões. As etapas serão realizadas por equipe especializada, treinada e em duplicata e usará 10 bases de dados para a pesquisa, garantindo validade e confiabilidade dos resultados.

Objetivo Geral: Identificar e avaliar instrumentos e estratégias validadas para rastreio de TA em crianças, adolescentes e adultos usuários da APS

Período de Vigência: 23/01/2023 a 28/01/2024

Instituições Parceiras: Universidade de Granada, Université de Montreal - UdeM, Canadá, London School of Hygiene and Tropical Medicine, União Metropolitana de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Saúde do Município de Salvador.

Habilitação Discente: Estudantes de Nutrição

Financiamento: CNPq/MS/SCTIE/DECIT

Coordenador(a):

Mônica Leila Portela de Santana

Contato: monicalp@ufba.br

Equipe:

1. Mônica Leila Portela de Santana- Doutorado-Nutricionista- ENUFBA - coordenadora

2. Carla de Magalhães Cunha - Doutorado-Nutricionista- ENUFBA - Pesquisadora docente

3. Karine Lima Curvello Silva - Doutorado-Nutricionista- ENUFBA - Pesquisadora docente

4. Priscila Ribas de Farias Costa - Doutorado-Nutricionista- ENUFBA - Pesquisadora docente

5. Valterlinda Alves de Oliveira Queiroz - Doutorado-Nutricionista- ENUFBA - Pesquisadora docente

6. Poliana Cardoso Martins - Doutorado-Nutricionista- IMS/UFBA - Pesquisadora docente