Mídias e mediações da alimentação contemporânea: trajetórias, identidades e engajamentos entre as redes sociais e a televisão

A alimentação contemporânea encontra-se sujeita a uma série de mediações. A contar dos anos 2000, a televisão expande os espaços voltados à difusão de informações sobre alimentação, nutrição e gastronomia. Tais produtos culturais, longe de serem apenas entretenimento, passaram a atuar de modo decisivo nas políticas alimentares e na biopolítica da vida cotidiana. Ao mesmo tempo, novas culturas de influência em redes sociais apontam para a atuação de “celebridades” ou “subcelebridades” como mediadores das questões alimentares, sendo que, por meio destas, investidores podem captar um público potencialmente interessado em adquirir determinados alimentos. O objetivo geral do estudo é investigar trajetórias, identidades e engajamentos – nos intercâmbios e na circulação entre as redes sociais e a televisão – de indivíduos que passaram a desempenhar um papel de mediadores da alimentação, da nutrição e/ou da gastronomia e, em última instância, da formação de gostos e de estilos de vida. Dentre os objetivos específicos estão: (i) Reconhecer os critérios e instrumentos de legitimidade que garantem a certos indivíduos ocupar uma posição privilegiada de mediadores da alimentação; (ii) Verificar de que modo ocorre a circulação, a legitimação e consagração de tais indivíduos entre as redes sociais e a televisão e em que medida propicia tal obtenção de legitimidade; (iii) Investigar acerca dos usos sociais e das principais pautas de engajamento presentes nos discursos desses indivíduos; (iv) Analisar como constroem identidades e estilos de vida particulares e estabelecem relações com sua audiência por meio das representações veiculadas em sites de redes sociais; (v) Associar os aspectos presentes nas narrativas e os elementos visuais encontrados nas fotografias com as propriedades sociais, com elementos das trajetórias e com os demais achados da pesquisa.

Objetivo Geral: Investigar trajetórias, identidades e engajamentos de indivíduos que passaram a desempenhar um papel de mediadores da alimentação, da nutrição e/ou da gastronomia e, em última instância, de gostos, de saúde e de estilos de vida, a partir dos intercâmbios entre as redes sociais e a televisão.

Habilitação Discente: Poderão participar deste projeto discentes dos cursos de Gastronomia e Nutrição.

Período de Vigência: 05/2022 a 04/2024.

Coordenador(a):

Débora Previatti

Contato: deborapreviatti@gmail.com

Equipe:

1. Paulo Fernando da Silva de Araújo – Graduação - Nutrição - Unidade/Instituição - ENUFBA/UFBA – Graduando em nutrição – Voluntário

2. Milena Santos Mariano – Graduação - Nutrição - Unidade/Instituição - ENUFBA/UFBA – Graduando em nutrição – Voluntário

3. Renata da Costa Rocha – Graduação - Nutrição - Unidade/Instituição - ENUFBA/UFBA – Graduando em nutrição – Voluntário

4. Catharine Vilasboas Nery – Graduação - Nutrição - Unidade/Instituição - ENUFBA/UFBA – Graduando em nutrição – Voluntário

5. Emily Gabriele Porto Vasconcelos – Graduação - Nutrição - Unidade/Instituição - ENUFBA/UFBA – Graduando em nutrição – Voluntário