A apicultura constitui-se uma atividade produtiva importante para a agricultura familiar tanto pela produção do mel e dos produtos da produção melífera, quanto pela ação polinizadora das abelhas, que contribui para o aumento da produtividade de pomares e lavouras. Nesse sentido, a produção de mel pode ser considerada estratégica para a construção de sistemas alimentares sustentáveis e para o fortalecimento da economia pluridiversa, característica da agricultura familiar e camponesa. A Bahia, apesar de ocupar o 4ª lugar em produção de mel no Brasil em 2021, tem um grande potencial apícola inexplorado. No que diz respeito ao Sudoeste Baiano, destaca-se que, além da relevante produção de méis multiflorais, existe ainda a produção de mel de aroeira reconhecida pelos apicultores, mas ainda não suficientemente caracterizada, um mel especial e cujo valor de mercado é maior em comparação ao multifloral. Nesse sentido, e em diálogo com as necessidades da Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC-BA), o presente estudo propõe potencializar o sistema apícola dos méis multifloral e de aroeira produzidos pela CPC-BA por meio da caracterização, do compartilhamento de saberes e da análise potencial do mel de aroeira do Sudoeste Baiano para Indicação Geográfica. O estudo transversal quali-quantitativo de caráter exploratório está organizado em 08 etapas O melhor conhecimento sobre os méis produzidos, bem como o fortalecimento da propriedade intelectual por meio de depósitos de documentos de patente e da IG, têm o potencial fortalecer a atuação da CPC-BA no sistema produtivo de méis, podendo gerar tanto dividendos por meio da exploração comercial, quanto aproximar a cooperativa de parceiros e investimentos no Brasil e no exterior. Além disso, a proposta busca fortalecer o sistema de produção socialmente responsável, ambientalmente sustentável e economicamente viável da agricultura familiar na Bahia.
Objetivo Geral: Potencializar o sistema apícola dos méis multifloral e de aroeira produzidos pela Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia por meio da caracterização, do compartilhamento de saberes e da análise potencial do mel de aroeira do Sudoeste Baiano para Indicação Geográfica.
Instituições Parceiras: SENAI / CIMATEC - BA; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade da Geórgia - Estados Unidos; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); FIOCRUZ - RJ; Cooperativa Mista de Produção e Comercialização Camponesa da Bahia (CPC-BA); Escola Família Agrícola de Anagé (AEFAAN).
Período de Vigência: 01/03/2023 a 01/03/2027
Habilitação Discente: Poderão participar deste projeto discentes dos cursos de Gastronomia e Nutrição.
Camila Duarte Ferreira Ribeiro - doutorado - nutricionista - ENUFBA - Coordenadora;
Virgínia Campos Machado - doutorado - nutrição - Pesquisadora;
Mariana Melo Costa - mestrado - química - ENUFBA - Pesquisadora;
Rogéria Comastri de Castro Almeida - doutorado - engenheira de alimentos - ENUFBA - Pesquisadora;
Tereza Cristina Oliveira e Oliveira - doutorado - nutrição - Pesquisadora;
Márcia Aurelina de Oliveira Alves doutorado - nutricionista - IMS/UFBA - Pesquisadora;
Deborah Murowaniecki Otero - doutorado - química de alimentos - UFBA - Pesquisadora;
Giani Andrea Linde Colauto - doutorado - UFBA - Pesquisadora;
Carolina Oliveira de Souza - doutorado - farmacêutica - UFBA - Pesquisadora;
Dulcimara Alves dos Santos Silva - especialização - nutricionista - ENUFBA - Apoio técnico;
Simaia Santos Barreto - doutorado - administração - Apoio técnico;
Luis Fernandes Pereira Santos - mestrado - químico - UFBA - apoio técnico e discente de doutorado (PPGANS/UFBA);
Emanuelle Oliveira dos Santos - ensino médio - Nutrição/UFBA - discente de graduação;
Juan Messias Souza Santos - ensino médio - Nutrição/UFBA - discente de graduação;
Kaico Damacena de Souza - ensino médio - Gastronomia/UFBA - discente de graduação.