A presente proposta é uma continuação do projeto Wellcome Trust “Vislubrando a Equidade Ambiental” (Envisioning Environmental Equity, EEE-1, referência 224687/Z/21/Z) que teve como objetivo abordar questões climáticas e de saúde definidas pelo racismo e colonialismo, com ênfase nas vozes e no poder dos adolescentes dentre as Pessoas e Áreas Mais Afetadas (Most Affected People and Areas - MAPA) no Brasil, nas Filipinas e em Uganda. Nosso objetivo foi implementar oficinas criativas e discursivas com adolescentes e comunidades do MAPA para aumentar a conscientização sobre o racismo e o impacto do colonialismo nas iniquidades em saúde relacionadas ao clima. No novo projeto (EEE-2), com a adição de um novo local parceiro (Sri Lanka) e novas atividades, criaremos habilidades e conhecimentos duradouros para que os adolescentes do MAPA expressem sua percepção de clima, racismo e saúde, por meio de meios criativos. Essas atividades serão orientadas para a ação e estimularão o networking entre as comunidades mais impactadas e aquelas com poder de decisão. Por meio dessa interação, esperamos fortalecer redes locais comprometidas com a ação sobre justiça climática e sanitária com uma perspectiva anticolonial explícita para aprimorar e estimular mudanças no discurso em torno da causa raiz da questão.
Objetivo Geral: Identificar e amplificar soluções locais e específicas do contexto para as iniquidades em saúde relacionadas ao clima que reflitam as necessidades daqueles mais impactados, estimulando discussões orientadas para a ação sobre clima, racismo, colonialismo e saúde, para informar ações futuras que sejam significativas e relevantes para as comunidades participantes.
Instituições Parceiras: University College of London (UCL), Climate operation, Youth Advocates for Climate Action Philippines (YACAP), Mental Health and Psychosocial Support (MHPSS)