Palestra “O papel do nutricionista nas políticas públicas de alimentação: um olhar crítico através da Saúde Coletiva”
A palestra explorará a situação nutricional na América Latina e as determinações socioculturais da alimentação. Tem como objetivo apresentar as principais políticas públicas da alimentação que se realizam atualmente na América Latina e o papel do nutricionistas no planejamento, implementação, análise e avaliação das políticas em diferentes niveís.
Propõe o abordagem do problema através da saúde coletiva para explicar a transformação das políticas e os programas de alimentação e seu efeito na saúde e nutrição da população, reconhecendo o alimentação como um processo coletivo, dinâmico, histórico e como um fato social.

Katia Yetzani García Maldonado
Nutricionista pela Universidade Autónoma Metropolitana é Mestra em Saúde Pública pelo Instituto Nacional de Saúde Pública do México.
Atualmente é doutoranda em Ciências da Saúde Coletiva, com a linha de pesquisa em políticas e práticas em saúde, em a Universidade Autónoma Metropolitana.
Tem participado como professora em universidades públicas e privadas do México e foi pesquisadora em uma organização da sociedade civil.
Katia Maldonado tem realizado trabalho comunitário em diversos Estados do México e apresentado conferências nacionais e internacionais. Suas áreas de interesse incluem: políticas e programas de nutrição, os determinantes socioculturais de alimentação é a saúde global.

Data: 17/02/2017
Local: Auditório da ENUFBA