Práticas alimentares, estratégias para controle de peso e deficiência de micronutrientes em pacientes encaminhados à cirurgia bariátrica

Introdução: A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de peso às custas de tecido adiposo. A literatura aponta que pessoas obesas apresentam um padrão alimentar com baixo fracionamento das refeições, preferência por alimentos com alta densidade calórica, síndrome do comer noturno, entre outras características. Associado a esse perfil alimentar lidam com pressões sociais e pessoais que os impulsionam a procurar diversos métodos para a perda de peso. Evidências científicas também demonstram que a obesidade pode estar associada a deficiências de micronutrientes, o que pode contribuir de forma negativa com o comportamento, o estado emocional e com a atividade intelectual e física desses indivíduos. Diante do insucesso frequente na manutenção da perda do peso, em muitos casos, a cirurgia bariátrica apresenta grandes benefícios para o tratamento da obesidade. Portanto, considerando a complexidade do tratamento e do número crescente de cirurgias bariátricas é fundamental conhecer o perfil alimentar e clínico desses pacientes. Objetivo: Descrever as práticas alimentares, estratégias para controle de peso e deficiência de micronutrientes em pacientes encaminhados à cirurgia bariátrica. Métodos: estudo descritivo de corte transversal, com pacientes obesos atendidos entre 2014 e 2016 no Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade. Serão utilizados dados secundários dos prontuários dos pacientes provenientes de um questionário auto aplicado pré cirurgia. Para a tabulação e análise dos dados será utilizado o programa estatístico SPSS for Windows®. Para comparação de dois grupos serão usados os testes: t de Student para amostras independentes ou Mann-Whitney e Qui-quadrado de Pearson ou teste exato de Fisher. Para testar correlação entre as variáveis, serão utilizados os testes de correlação de Pearson ou Spearman a depender da distribuição da variável em questão. Serão considerados como estatisticamente significantes valores de p < 0,05.

Objetivo Geral: Descrever as práticas alimentares, estratégias para controle de peso e deficiência de micronutrientes em pacientes encaminhados à cirurgia bariátrica.

 

Instituições Parceiras: Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade

Período de Vigência: 10/2018 a 09/2021

 

Coordenador(a): 

Carla Daltro

Contato: carlahcdaltro@gmail.com